Estes gráficos são do Datafolha e se referem às duas últimas pesquisas do Instituto.
Em relação à pesquisa anterior, Alckmin subiu sete pontos e Lula, um - apenas dentro da margem de erro.
Lula continua vencendo a eleição no primeiro turno. Contando apenas os votos válidos, Lula tem 54% e Alckmin, 35%.
Na votação espontânea (aquela onde não é apresentada a lista com nomes ao pesquisado), Lula subiu quatro pontos (de 31% para 35%) e Alckmin, seis (de 9% para 15%).
Não votariam em Lula de jeito nenhum 31% dos pesquisados; em Alckmin, 19%.
Possibilidade de um segundo turno
Má notícia para Lula é que entre os 16% dos pesquisados incluídos nas categorias Em branco/Nulo e Não sabe, 28% rejeitam a candidatura do presidente. Isto dá quase 5%. Se eles se decidirem por qualquer outra candidatura, a possibilidade de um segundo turno fica dentro da margem de erro da pesquisa (2% para mais ou menos).
Três detalhes merecem ser destacados:
1) A comparação entre as pesquisas tem de ser vista com reservas, pois os candidatos não são os mesmos;
2) A pesquisa é feita após intensa divulgação de Alckmin nos programas e inserções do PSDB e de ataques a Lula nos programas e inserções do PFL, em flagrante desrespeito à lei, que diz que os programas e inserções têm como objetivo "difundir os programas partidários, transmitindo mensagens aos filiados sobre as atividades e posição do partido sobre temas político-comunitários".
3) Por que o Instituto, ao calcular os votos válidos, transformou os 34,52% de Alckmin em 35% e os 54,76% de Lula em 54%, comendo assim 1% do presidente?
Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos