José Carlos Dias e Theo Dias, advogados dos pilotos do jatinho Legacy da ExcelAire, os americanos Joe Lepore e Jan Paladino, entregaram um relatório ao delegado Renato Sayão, da Polícia Federa, responsável pelo caso da tragédia do acidente com o avião da Gol, que provocou a morte de 154 pessoas.
O relatório afirma que a principal causa do choque entre o Boeing da Gol e o jato Legacy foi a falha do sistema de controle de tráfego aéreo.
Segundo reportagem de Juliano Machado no Estadão os advogados apontam que o centro de controle de Brasília "alterou erroneamente" o nível de vôo em sua faixa de dados de 37 mil para 36 mil pés sem que houvesse autorizado os pilotos americanos a mudar para essa altitude.
Os advogados também apontam falhas que teriam ocorrido em equipamentos do jatinho Legacy e que não foram comunicadas à ExcelAire pela Embraer.
Falta apenas os doutores responderem:
Por que o transponder parou de funcionar em Brasília e voltou a funcionar, providencialmente, logo após o acidente? Por que o rádio de comunicação do Legacy funcionou normalmente até Brasília, depois ficou subitamente no volume mínimo (fato registrado na caixa-preta), e só voltou a funcionar normalmente após a colisão?
O resto é manobra de advogados para evitar o pagamento das milionárias indenizações.
Clique aqui e receba o Blog do Mello em seu e-mail