Esta parece ser a nova versão do antigo ditado, que dizia “de graça, até injeção na testa”.
De Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mailUm pesquisador finlandês publicou um anúncio na internet convidando os usuários a infectar seus PCs.
Didier Stevens, especialista em segurança de redes, manteve um anúncio no sistema de adwords do Google com a frase: “Seu computador não tem vírus? Clique aqui e infecte-se”. O caso foi relatado pela F-Secure, que estudou o episódio.
Segundo o programador, o link foi clicado por 409 usuários ao longo dos seis meses que ficou no ar. Ao contrário do que prometia, o link não baixava um vírus na máquina do usuário ou qualquer outro código malicioso.
O anúncio fez parte de um projeto, desenvolvido por Stevens, para mostrar vulnerabilidades na internet e como a publicidade online pode ser uma ameaça a segurança de redes.
Segundo a F-Secure, os usuários que clicaram no link o fizeram por curiosidade, desinformação sobre o que é um vírus ou interpretando a mensagem de forma errada. Para alguns internautas, o link oferecia proteção contra vírus e não o download de um malware.