Assistindo outro dia a um programa Sem fronteiras sobre Chávez, na Globonews tive certeza de que a Globo, quando divulga notícias falsas sobre a Venezuela, não o faz por desinformação, mas por manipulação mesmo.
O programa tem três repórteres – Ari Peixoto, Jorge Pontual e Silio Boccanera. Peixoto fez sua reportagem na Venezuela. Pontual, nos EUA. E Boccanera, na Inglaterra.
Mesmo com uma tendência geral antichavista, o programa apresentou em alguns momentos dados e informações sobre a Venezuela atual que jamais são divulgados pela RGTV (Rede Globo de Televisão).
Da reportagem de Ari Peixoto:
. A pobreza geral da população caiu de 44% em 99 para 32% hoje
. Os gastos públicos com educação são 35% maiores com Chávez
. As missões (programas de educação), com a ajuda de técnicas cubanas, alfabetizaram 1,5 milhão de crianças, permitiram que 760 mil estudantes concluíssem o segundo grau e levaram 240 mil jovens à Universidade
. Chávez trouxe 13 mil médicos de Cuba, que moram em favelas, em cômodos cedidos pelos moradores, e realizam um atendimento preventivo e gratuito
. Chávez construiu 150 mil casas e deu direitos de propriedade a mais de 5 milhões de habitantes em bairros populares
. No campo, entregou 1,5 milhão de hectares de terra para 130 mil famílias de trabalhadores rurais
Pontual entrevista uma editorialista do Wall Street Journal, Mary Anastasia, que ele apresenta como "uma das mais ferrenhas adversárias de Chávez". Ela desanca o presidente venezuelano, conforme a encomenda, mas deixa escapar no início da entrevista a informação de que a oposição a Chávez esteve no poder antes dele, e “a Venezuela viveu durante 40 anos numa democracia corrupta”.
Na reportagem de Silio Boccanera, há uma entrevista com Francis Dominguez (este um defensor de Chávez), que afirma que “foram [realizadas] 11 eleições na Venezuela num período de 8 anos. Os chavistas ganharam todas. Cada vez com vantagens mais significativas. Eleições reconhecidas e fiscalizadas por organizações independentes como o Centro Carter (do ex-presidente americano Jimmy Carter), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e observadores da União Européia”.
Por que nada disso passa na nossa RGTV?
A explicação talvez esteja neste fragmento de um poema de Affonso Romano de Sant’Anna, chamado A Implosão da mentira:
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mailMentiram-me. Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente. Mentem
de corpo e alma, completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.
Mentem, sobretudo, impune/mente.
Não mentem tristes. Alegremente
mentem. Mentem tão nacional/mente
que acham que mentindo história afora
vão enganar a morte eterna/mente.