A Folha de hoje publica entrevista com uma especialista norte-americana em segurança de vôo. Mary Schiavo, que é piloto de avião, advogada e ex-inspetora-geral do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, afirma que é seguro voar no Brasil e defende que as pessoas avaliem as empresas aéreas.
FOLHA - Quais são as suas impressões sobre o sistema de transporte aéreo brasileiro?Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
SCHIAVO - O governo norte-americano analisa a segurança de voar em outros países porque os cidadãos do país pedem a sua ajuda na hora de selecionar destinos e companhias aéreas. O Brasil atualmente faz parte do grupo 1 na classificação da FAA (Administração Federal da Aviação), o mesmo nível dos EUA, da Alemanha. No entanto, essa é apenas uma parte da equação. É preciso olhar para as empresas individualmente. A TAM teve vários acidentes, acidentes fatais. Aqui, nos EUA, uma das que apresentam índices elevados de acidentes é a American Airlines - ironicamente, ela é parceira da TAM, e a lei exige que ela faça uma revisão das condições de segurança da companhia brasileira.