O já agora ex-ministro Waldir Pires definiu sua demissão quando participou daquela fatídica entrevista coletiva na sexta-feira em que afirmou o seguinte:
- O ministro da Defesa não é administrador de tráfego aéreo, de transporte aéreo. Não é, não foi, não tem competência para isso. Façam o favor de ler a lei, eu não sou administrador do transporte aéreo.
Realmente, ex-ministro. Administrador do espaço aéreo é a Infraero. Mas, sabe a que ministério está vinculada a Infraero? Ao Ministério da Defesa, que estava sob seu comando. O Blog do Mello seguiu seu conselho, foi lá na página do Ministério da Defesa e leu:
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mailA política de aviação civil também ocupa a agenda de atribuições do MD [Ministério da Defesa]. Atualmente, o Ministério gerencia a transição do Departamento de Aviação Civil (DAC), órgão que regula a aviação civil brasileira, para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que será vinculada ao Ministério. Na administração dos aeroportos está a Infraero - Empresa de Infra-estrutura Aeroportuária, estatal brasileira também vinculada ao MD.