Divulgando seu último filme, Sicko, em Sarajevo, o cineasta americano Michael Moore disse que as emissoras de TV de seu país “de certo modo” são mais responsáveis pela guerra do Iraque do que o presidente Bush. Ou seja, não é só no Brasil que elas manipulam, omitem ou aumentam.
Segundo Moore, elas não fizeram as perguntas nem as investigações que deveriam ser feitas.
"Elas ajudaram o presidente Bush a mentir para o povo americano, não fizeram perguntas difíceis, são cúmplices de Bush."
Mais adiante, Moore afirmou que 80% dos americanos não sabem sequer localizar o Iraque no mapa.
“Deveria existir uma lei que obrigasse alguém a saber onde um país está [no mapa] antes de lançar uma invasão contra ele".
Segundo o Vermelho Online, “em Sicko, Michael Moore pretende mostrar as deficiências do sistema de saúde americano. O filme foi recebido com fortes aplausos na capital da Bósnia-Herzegovina. O cineasta qualificou de ‘fato lamentável’ que, nos Estados Unidos, 18 mil pessoas morram todos os anos porque não possuem proteção médica. ‘Neste filme, a verdadeira questão não é nosso sistema de saúde, mas quem somos nós, os americanos, e por que nos comportamos como nos comportamos’.
No vídeo acima, exclusivo do Blog do Mello, você assiste a um trecho de Sicko, de Michael Moore, ainda inédito no Brasil. Nele, há uma comparação entre as medicinas americana e cubana. Vale a pena assistir, enquanto o link não cai.Ele vive sendo retirado dos provedores. Se não puder assisti-lo agora, clique aqui, baixe-o para seu computador e assista-o mais tarde.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail