Mobilização de ‘cansados’ na praça da Sé foi um fiasco

Repararam nas fotos do evento do ‘Cansei’ na praça da Sé? Todas “fechadinhas”. Por que não bateram uma foto lá do alto, de um helicóptero, por exemplo, mostrando o público?

Porque foi um fiasco, respondo eu. Centro da cidade, horário do almoço de sexta, presença anunciada de artistas - especialmente de Ivete Sangalo – e só compareceram 1500 pessoas, segundo a PM do governador Serra. Ivete costuma botar muito mais gente que isso em seus shows, e cobrando mais de R$ 100 por cabeça.

Vexame maior foi o que fizeram com familiares das vítimas do Airbus da TAM. Simplesmente eles foram proibidos de subir ao palco, embora tenham sido usados como isca ou estopim do movimento.

Quando é que vão parar de se apoderar da dor dos outros?

E, pra não ficar apenas na crítica, mostro a seguir a foto de um movimento de verdadeiros cansados. É de 1984, e flagrei-a na internet, numa página do Jornal do Senado. Reparem no título da reportagem (clique na imagem para ampliá-la): Diretas Já: o povo já cansou de esperar. Foram 300 mil pessoas, segundo a PM da época.

Quando a mobilização vai ao encontro de um sentimento verdadeiro da população, ela é um sucesso. Quando não, como ontem, fracassa.


Reprodução de reportagem do Jornal do senado, com foto de uma multidão na praça da Sé