O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse ontem que não pretende prestar depoimento à CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, embora tenha sido convidado.
Segundo reportagem de Lísia Gusmão, Mendes justificou a decisão informando que este é um entendimento da própria Corte.
"Não devo comparecer. A orientação do tribunal é de que nós não devemos comparecer a CPIs", argumentou.
Ou seja, alega um posicionamento institucional do STF. Provavelmente porque a exposição de um sapientíssimo membro de nosso Supremo pegue mal para a imagem da instituição.
Mas, ministro, atropelar todas as instâncias para conceder o segundo habeas corpus para Daniel Dantas também não atenta contra a imagem da instituição?
E afirmar que existe um de grupos de juízes, procuradores e policiais federais que atuariam como uma espécie de milícia, desmoralizando membros do Judiciário, não prejudica a imagem do Judiciário?
E, principalmente, Excelência, acusar o governo de estar transformando o país num estado policialesco, sem prova alguma, apenas a partir de uma suposta transcrição de uma suposta gravação publicada na revista Veja (aquela dos dólares de Cuba, das contas de autoridades em paraísos fiscais), isso também não prejudica a imagem do STF?
E, por fim, Vossa Excelência conhece o ringtone do rei Juan Carlos? Clique abaixo para ouvi-lo.
Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail