O retrato pintado pela mídia corporativa brasileira e mundial é de que a violência campeia na Venezuela, onde já são 103 os mortos nos três meses em que a oposição decidiu que o governo Maduro deve cair - governo, é bom frisar, legitimamente eleito, em eleições livre e democráticas, monitoradas internacionalmente e reconhecidas pela própria oposição.
Já se fala até em intervenção militar naquele país, para retirar o petróleo da Venezuela ( a maior reserva, com óleo da melhor qualidade do mundo) das mãos do povo venezuelano e entregá-lo ao mercado.
Bom, 100 mortes em três meses nos conflitos deixam nossa mídia escandalizada. No entanto, aqui no Rio de Janeiro, essa é a média de mortos por semana. Os números, que você pode conferir no gráfico que ilustra a postagem, são do ISP, Instituto de Segurança Pública, órgão oficial do Estado.
São comparações entre os meses de janeiro e maio (até onde foram divulgados este ano), nos anos de 2016 e 2017. Como se vê, os mais de 100 por semana ocorrem pelo menos desde o ano passado.
Por que tanto escândalo com a Venezuela, se, lá, morreram 103 em três meses e aqui no Rio morrem 10 vezes mais, sendo que a Venezuela tem quase o dobro da população do Rio, 31 milhões contra 16 milhões?
Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
|
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento