O governo Bolsonaro quer criar novo programa de renda para colocar no lugar do Bolsa Família. Só que para isso ele não vai distribuir renda, mas a ideia é acabar com os programas populares e enviar tudo para o tal Renda Brasil, que distribuiria em torno R$ 270 por mês.
Um dos programas na mira é o Farmácia Popular, que distribui medicamento de graça para mais de 20 milhões de pessoas por ano.
Então, o diabético, hipertenso, que hoje pega seus medicamentos gratuitamente, vai pegar os R$ 270 que receber do Renda Brasil e separar a parte dos medicamentos. Ou, o que é mais provável e pior, vai parar de tomá-los e agravar sua saúde levando-o aos hospitais.
O Farmácia Popular, que a equipe econômica do governo cogita extinguir, atendeu 21,3 milhões de pacientes em 2019. O programa oferece medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90%. A entrega é feita por meio de farmácias credenciadas pelo governo federal, que recebem reembolso dos produtos comercializados.A distribuição de renda da dupla Bolsonaro-Guedes é assim: tira dinheiro do povão com uma das mãos e devolve uma parte com a outra.
As farmácias credenciadas oferecem 35 medicamentos, sendo 20 gratuitos. Os produtos tratam hipertensão, diabetes, asma, doença de Parkinson, glaucoma, entre outras doenças. Os descontos também se aplicam a contraceptivos e fraldas geriátricas.
A presidente da ProGenéricos, Telma Salles, diz que o Farmácia é "essencial" para reduzir gastos da União com a saúde, pois controla especialmente doenças crônicas.
Para o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, acabar com o programa é "um tiro no pé". "O Ministério da saúde tem dois programas que são muito exitosos. Um é o programa de tratamento e prevenção do HIV/aids, reconhecido mundialmente. O outro é o Farmácia Popular", disse. [Estadão]
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos