Não bastassem a incompetência e a desumanidade, Bolsonaro tem o famoso dedo podre: onde põe a mão dá ruim. Candidatos que ele apoia são sucessivamente derrotados, como Macri, na Argentina, e Trump, nos EUA.
Segundo a BBC, outros países tomaram decisões semelhantes. Alemanha, Áustria, Suécia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Polônia só recomendam a vacina da AstraZeneca a menores de 65 anos, como a França, já a Itália e a Bélgica, como Espanha, definiram os 55 anos como idade limite.Fora da União Europeia, na Suíça, a vacina desenvolvida em Oxford não foi sequer aprovada. As autoridades de saúde consideraram que não havia evidência suficiente da sua eficácia. [Observador]
No Brasil, a vacina está sendo fornecida sem restrição até a idosos com muito mais do que 65 anos, quando sua eficácia não foi comprovada neste grupo (grifo, porque a vacina é segura e eficiente dos 18 aos 65 anos).
Espero que os novos estudos concluam pela eficácia da vacina AstraZeneca também nos idosos, ou eles terão que ser vacinados novamente mais adiante com outro imunizante.
Até quando faz a coisa certa (comprar vacina), Bolsonaro erra. E, no entanto, já lhe foram oferecidas as vacinas Pfizer, Moderna e Sputnik, comprovadamente seguras em todas as faixas, sem que o governo trate de adquiri-las.
Volto a repetir para deixar claro: Não é que a vacina AstraZeneca-Oxford não seja eficaz para maiores de 65 anos. É que ela não tem sua eficácia comprovada nessa faixa, ou seja pode ser eficaz ou não. Mas, como decidiu o órgão regulador de Portugal, se for a única disponível, que seja usada. Em bom português brasileiro: se não tem tu vai tu mesmo.
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos