O último Datafolha mostra que se acirra cada vez mais a disputa de pobres contra ricos, nos números de sua mais recente pesquisa. Lula, o candidato dos pobres; Bolsonaro, dos ricos e empresários.
Como é muito maior o número de pobres, Lula lidera com folga a pesquisa e pode vencer já no primeiro turno, pondo fim ao mais nefasto governo da história do Brasil, que começou lá atrás, no golpe contra Dilma, e se estendeu pelos governos Temer e Bolsonaro, que levou a barbárie a pontos inimagináveis.
O Datafolha mostra que Lula vence Bolsonaro em todos os segmentos, menos dois: o dos evangélicos, onde há uma vitória de Bolsonaro por margem apertada, 39 a 36; e no dos empresários, 56 a 23 (que empresários são esses, além dos do agronegócio? Só podem ser rentistas); e os que têm renda acima de 10 salários mínimos, 42 a 31.
Para alegria do projeto político que levou Bolsonaro ao poder, vem crescendo o número de milionários no país, desde o golpe, crescimento que só fez aumentar com Bolsonaro. Como resultado, desemprego, fome e miséria aumentam ainda mais do outro lado da balança.
Imagine um país onde o número de milionários -- patrimônio de pelo menos 4,7 milhões de reais, ou um milhão de dólares -- apresenta um crescimento contínuo. Em 2018 o total de cidadãos nessa condição chegava a 278 000. Em apenas dois anos, esse número cresceu para 373 000.
Para 2025, a projeção é um novo crescimento. Até lá, devem surgir 108 000 novos milionários, que irão totalizar 481 000, informa o departamento de pesquisa do Credit Suisse, um dos maiores bancos do planeta. (Exame, maio, 2022).
Neste mesmo país, 39 milhões vivem na pobreza, com renda mensal até R$ 775. Outros treze milhões se encontram na extrema pobreza, com renda mensal per capta inferior a R$ 89 por mês, ou menos de 2 reais por dia. [Paulo Moreira Leite, no 247]
Esse é o quadro do Brasil em disputa: ricos contra pobres.
De que lado você está, do candidato dos ricos ou do candidato dos pobres?
Sobre o assunto, escrevi dois livros de ficção:
um, inspirado na frase de Josué de Castro ("Haverá um dia em que os
pobres morrerão de fome e os ricos, de medo"), "A Fome e o Medo" (1999); e outro, onde uma organização decide exterminar todos os bilionários do planeta, "ELA - A todo risco" (2020).
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos
Recentes: