Quem não se lembra do filme Tubarão, mega sucesso de Spielberg? Logo no início, as autoridades ficam sabendo que há um grande tubarão branco nas águas da cidade turística. Avisam ao prefeito de que deveria proibir o uso das praias. Ele argumenta que isso afetaria o turismo e não topa. Esconde a informação da população. E o tubarão fez festa.
Ficamos sabendo hoje que algo semelhante aconteceu na tragédia das enchentes em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Governador e prefeito de São Sebastião foram avisados com 48 horas de antecedência que as águas cairiam podendo gerar uma catástrofe. Nada fizeram. Aconteceu a catástrofe.
Governo de SP e Prefeitura de São Sebastião foram avisados de risco de desastre 2 dias antes, diz diretor de órgão nacional de monitoramento — Osvaldo Moares, presidente do Cemaden, órgão federal que monitora áreas de risco para evitar desastres naturais..
Moradores relatam, porém, que não foram alertados pela Defesa Civil e que não houve nenhum pedido para que deixassem suas casas mesmo diante do perigo de deslizamento.
“Nós conseguimos fazer a previsão com 48 horas de antecedência, inclusive, dando a localização do desastre”, afirmou ao g1 o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes. [G1]
Quanto estrago e quantas mortes poderiam ter sido evitadas, caso o aviso do Cemadem tivesse sido repassado à população?
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos