Está marcado para começar hoje, às 9h, no TSE, o julgamento que poderá levar à perda dos direitos políticos de Bolsonaro. É o primeiro dia do fim de Bolsonaro, o homem que mais causou mal ao país em toda a História.
Serão três sessões ao todo: a de hoje e as dos dias 27 e 29 de junho. Nelas, os ministros vão responder se Bolsonaro é inocente ou culpado, em resposta a uma ação protocolada pelo PDT.
No argumento apresentado para fundamentar a ação, o PDT menciona uma reunião convocada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 18 de julho de 2022, na qual teria ocorrido a disseminação de informações falsas aos embaixadores de várias nações.
Durante o evento, Bolsonaro expôs uma série de declarações falsas acerca das urnas eletrônicas, questionando a integridade do processo eleitoral no Brasil. Além disso, ele dirigiu ataques aos ministros do TSE e reiterou diversos argumentos que já havia levantado anteriormente.
Além do relator, ministro Benedito Gonçalves, votam os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o ministro Nunes Marques e, por fim, o presidente, ministro Alexandre de Moraes. [Cafezinho]
Como as provas são abundantes, é certa a punição que tornará Bolsonaro inelegível pelos próximos oito anos.
Em tese, Bolsonaro poderia voltar a se candidatar em 2030. Só que, até lá, ele já deverá ter sido condenado em ao menos uma das mais de 100 ações que existem contra ele, todas ou em sua grande maioria também com provas abundantes de seus delitos, e da Papuda não se pode concorrer.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com