Pelo menos é o desejo expresso de um grupo de jornalistas e intelectuais em carta que será entregue a Lula. O pedido de que o Brasil ofereça asilo a Assange é mais uma forma de pressionar mundialmente a Justiça britânica a não extraditar o jornalista do WikiLeaks para os Estados Unidos.
O documento conta com a assinatura de 2.897 pessoas, dentre as quais o fotógrafo Sebastião Salgado, o jornalista Juca Kfouri, , os pesquisadores da Fiocruz Renato Cordeiro e Alvaro Nascimento, os ex-ministros José Gomes Temporão (Saúde), Sérgio Machado Rezende (Ciência e Tecnologia) e Ana de Hollanda (Cultura), a deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ) e o neurocientista Sidarta Ribeiro e a jornalista Hildegard Angel, do Brasil 247 e do Instituto Zuzu Angel.
"Diante dos fatos recentes envolvendo a extradição para os EUA —onde Assange poderá ser condenado a até 175 anos de prisão por revelar fatos verdadeiros a respeito daquele país— um conjunto de profissionais, lideranças da sociedade civil e entidades iniciaram um movimento via redes sociais visando construir uma saída humanitária para o caso, hoje acompanhado de perto por toda a comunidade internacional", diz trecho da carta. [247]
Em várias oportunidades Lula tem demonstrado sua posição contrária à extradição e em defesa de Assange. O México já ofereceu asilo e se o Brasil for pelo mesmo caminho vai ficar cada vez mais difícil o Reino Unido sustentar a decisão pela extradição.
A disputa pela opinião pública é a única saída para livrar Assange da garras dos Estados Unidos, que não se conformam com a divulgação de seus crimes de guerra pelo WikiLeaks de Assange.
#FreeAssange
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com