102 anos de Brizola, o melhor governador do Rio de todos os tempos, segundo o povo a quem se dedicou
Hoje, 22 de janeiro, o ex-governador Leonel Brizola faria 102 anos. Brizola governou o Estado do Rio duas vezes: de 1983 a 1987 e de 1991 a 1994.
Sua campanha de 1982 foi histórica. Eram as primeiras eleições diretas ainda na ditadura, após sua volta do exílio. Inesquecível sua participação no primeiro debate televisivo.
Em sua vez de falar, Brizola enumerou um a um seus cinco adversários e fulminou: "São cinco contra Brizola e o povo contra os cinco".
Brizola era um azarão. Ninguém acreditava que ele pudesse vencer três pragas do estado unidas contra ele: o chaguismo, o lacerdismo e as Organizações Globo.
Mesmo com a Globo tentando melar as eleições com o criminoso caso Proconsult, Brizola venceu e fez uma verdadeira revolução ao lançar, inspirado por Darci Ribeiro, os Centro Integrados de Educação Popular, conhecidos como CIEPs, que o povo apelidou de Brizolões.
Foram construídos vários CIEPS, de um projeto que pretendia construir 500, todos destruídos pelo governador que o sucedeu, Moreira Franco, que Brizola apelidou de "Gato angorá", pois vivia sentado no colo dos poderosos — de onde nunca saiu.
Brizola nunca traiu os votos recebidos, por isso numa pesquisa Datafolha de 2017, 23 anos após ele haver governado o Rio pela última vez, foi escolhido o melhor governador do Rio de todos os tempos.
Aqui, um depoimento de Lula no ano do centenário de Brizola, há dois anos.