Ex-chefes do tráfico em favelas do Rio mandam mensagem aos jovens em podcast

Todos têm em comum o fato de terem sido chefes ou gerentes do tráfico de drogas em favelas ou comunidades conhecidas do Rio. Agora se juntaram e fazem parte do podcast "01 Sobreviventes", em que falam de suas histórias de vida. A missão, segundo eles, é "ensinar aos jovens que o crime não compensa".

A mídia hereditária brasileira ignorou os podcasts, mas o britânico The Guardian, um dos mais importantes e tradicionais veículos de imprensa do mundo, não.

O repórter Tom Phillips fez uma reportagem com alguns desses ex-criminosos sobre o podcast.

O podcast 01 Sobreviventes é o trabalho de um grupo de gangsters aposentados do Rio, incluindo Martins, que coletivamente passaram décadas na prisão por crimes como tráfico de drogas e sequestro. A cada semana, eles convidam ex-infratores para contar aos ouvintes como abraçaram uma vida de crime – e, crucialmente, como escaparam. “Queremos ensinar aos jovens que o crime não compensa”, disse Alexander Mendes , 50, um ex-chefe do tráfico na Mangueira sob o nome de Polegar (Polegar), que teve a ideia.

Mendes, que, assim como Martins, era um membro sênior da facção Comando Vermelho, nascida no Rio, disse que esperava salvar pelo menos 100 vidas jovens a cada ano usando suas experiências para destacar o perigo de pegar em armas.

“Perdi nove parentes neste conflito... e isso sem falar dos meus amigos”, disse Mendes, que controlava a Mangueira e era um dos homens mais procurados do Rio até sua prisão em 2011 no Paraguai .

Já são 14 episódios gravados com líderes do tráfico no Complexo do Alemão, na Mangueira, em Vigário Geral, Acari, Vidigal.

Este é o podcast da vida de Alexandre Mendes, que foi conhecido como o Polegar da Mangueira. Os demais podem ser assistidos no canal do 01 Sobreviventes.



Contribua com o blog que está com você há 19 anos
PIX: blogdomello@gmail.com