VÍDEO: Repórter pró Israel tenta imprensar professor iraniano e leva invertida histórica

A britânica Sky News é uma emissora pró Israel, como em geral as emissoras ocidentais, para nem falar das nossas, que são acocoradamente pró Israel, por extensão dos Estados Unidos que lhes dão o norte. Nem por isso a Sky News deixa de fazer jornalismo, como as nossas que só entrevistam pessoas para viés de confirmação de suas teses, ou das teses dos EUA, o que dá no mesmo.

Para comentar sobre o ataque iraniano a Israel otem, eles convidaram um professor da Universidade de Teerã.

Esta é a transcrição traduzida da entrevista. Ao fim o vídeo com a entrevista completa.

* * * * *

Repórter: Bem, o professor Mohammed Morandi, da Universidade de Teerã, se junta a nós agora. Muito obrigado por estar conosco, professor. Gostaria de saber, em primeiro lugar, o que o Irã conseguiu com esse ataque a Israel? Pouquíssimos mísseis passaram. Na verdade, falharam. Muitas pessoas estão chamando isso de humilhação para o Irã.

Professor: Acho que isso é muita ilusão de sua parte e de seus colegas da Sky News. Foi um grande golpe para o regime israelense. E a história desse conflito não remonta ao ano passado. São 76 anos de etnossupremacismo, limpeza étnica, e esse é um regime racista que o senhor apoia. O problema é que vocês não conseguem reconhecer que a diferença entre vocês e nós é que vocês apoiam o racismo e a supremacia racial, e nós rejeitamos isso. E o regime israelense, se ousar contra-atacar o Irã, nós o atacaremos com muito mais força da próxima vez. Nós os submeteremos. 

Repórter: Bem, eles revidarão, não é mesmo? Nenhum país soberano pode tolerar que 180 mísseis balísticos sejam disparados contra ele. Portanto, eles revidarão. Atacarão com força. E podem muito bem atingir suas instalações nucleares, suas instalações de produção de petróleo e causar sérios danos ao Irã.

Professor: Ouça, em vez de retórica, seja real, porque está enganando seu próprio povo. O Irã tem inúmeras instalações subterrâneas de mísseis com centenas de milhares de mísseis em todo o país. Eles foram construídos após a invasão americana do Iraque e do Afeganistão para lidar com uma possível guerra com os Estados Unidos. Portanto, esse regime insignificante não é um Estado, é uma colônia. É uma colônia racista e etnossupremacista, que as pessoas chamam de povo escolhido. Ao contrário de vocês, nós não acreditamos em povo escolhido. E o povo palestino daquela terra, que foi deslocado e empurrado para Gaza e que tem sido massacrado regularmente ao longo de 76 anos, não tolerará isso. O regime israelense, se atacar o Irã, nós o atacaremos com muito mais força da próxima vez. E eles podem fingir que escaparam, mas nós os atacamos com muita força na noite passada. Atingimos suas bases. E, ao contrário do regime israelense, que constantemente realiza massacres e genocídios e está realizando um Holocausto em Gaza, nós atingimos seus alvos militares. Porque, ao contrário de vocês, nós realmente nos preocupamos com os direitos humanos, vocês não.

Repórter: Professor, professor, deixe-me apenas dizer que estamos à beira de uma guerra total, ou certamente uma guerra entre Israel e o Irã. Pode ser uma guerra que o Irã perca. Se o Irã perder essa guerra, o senhor acha que o atual regime iraniano poderia sobreviver a uma derrota? Porque é isso que... Se o que você diz estiver certo, e o Irã for revidar com mais força ainda, pode ser aí que tudo isso acabe.

Professor: O Irã não vai revidar com mais força. O Irã vai revidar com muito mais força. O chefe das forças iranianas diz que o Irã vai destruir, atingir e destruir toda a infraestrutura do regime israelense. Essa foi a ponta do iceberg. O Irã não perderá nenhuma guerra. O regime israelense perderá. Chegou a hora de você e outras pessoas acabarem com o racismo, com o apoio à raça superior e aceitarem que todas as pessoas na Palestina têm direitos iguais e que o povo palestino tem o direito de retornar. Judeus, cristãos e muçulmanos são iguais. Ao contrário do que você diz, eles são iguais, e não aceitaremos nada menos do que isso. O regime deve ser eliminado, e todas as pessoas devem ser tratadas com igualdade. E, se for o único caso, não há dúvida de que Israel perderá. Mas a única variável aqui são os Estados Unidos. Se os Estados Unidos se envolverem, não tenha dúvida de que serão varridos do Iraque pela resistência iraquiana, e todos os seus ativos no Golfo Pérsico serão destruídos. Todos os regimes que os EUA enfrentam serão destruídos, e os mercados de petróleo e gás causarão uma situação em que a economia global entrará em colapso, e milhões de pessoas estarão se deslocando. Portanto, tome cuidado para não cometer erros estúpidos. E o Ocidente deveria parar com sua arrogância e cair na real de uma vez por todas. 

Repórter: Muito bem, Professor, muito obrigado por estar conosco. Muito obrigado por estar conosco.

* * * **

Comentaristas não perderam a oportunidade de ironizar o resultado da entrevista:

 


  1. Essa entrevista é mais embaraçosa para a Sky News do que o ataque de mísseis iranianos
  2. O repórter sofreu danos emocionais. Ele está chorando por Israel
  3. O professor deu uma entrevista balística!!

 


Contribua com o blog que está com você há 19 anos
PIX: blogdomello@gmail.com