Donald Trump ainda nem assumiu o governo dos Estados Unidos mas parece já estar influenciando o comportamento do presidente russo Vladimir Putin.
Um sua coletiva de imprensa anual o presidente russo desafiou os EUA para um duelo entre o armamento hipersônico russo e os sistemas de defesa antimísseis ocidentais na capital ucraniana, Kiev.
"Eles que escolham qualquer instalação para atacarmos, digamos, em Kiev. Que eles concentrem todos os seus sistemas antiaéreos e antimísseis lá. E nós atacaremos com (um míssil Oréshnik). E veremos o que acontece. Estamos prontos para esse experimento, será que o outro lado está pronto?", disse o presidente russo Vladimir Putin em sua coletiva de imprensa anual.
Putin descreveu esse "experimento tecnológico" como um "duelo de alta tecnologia do século 21" entre a Rússia e o Ocidente.
Ele observou que a distância máxima do míssil hipersônico Oréshnik, lançado pela primeira vez em 21 de novembro contra uma fábrica militar na Ucrânia, é de 5.500 quilômetros.
"Em questão de segundos, as ogivas se separam. E, nesse ponto, eles já perderam a chance. Eles não têm chance de abater esses mísseis", disse ele.
Sobre o sistema de defesa antimísseis desenvolvido pelos Estados Unidos, ele disse que é "caro e faz pouco para garantir a segurança de seu país".
"Fizemos muito para superar o escudo antimísseis dos EUA", disse ele.
O presidente russo mencionou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) implantou cerca de 24 sistemas de defesa antimísseis na Romênia e na Polônia, com um alcance de até 1.000 quilômetros no último país.
"Imagine que nosso sistema esteja a cerca de 2.000 quilômetros de distância, mas, mesmo assim, nem mesmo assim os sistemas antimísseis em território polonês serão capazes de alcançá-lo", acrescentou.
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em fevereiro de 2022, argumentando, entre outros motivos, a necessidade de conter a expansão da OTAN para o leste, depois de acusar a aliança liderada pelos EUA de adotar uma "linha agressiva" contra Moscou.
Com informações da HispanTV