Por que chamam Maduro de ditador e não chamam Netanyahu de criminoso de guerra?

Se a pergunta for endereçada à nossa chamada grande imprensa é fácil responder: porque Folha, Globo, Estadão são uma mídia acocorada, que o galo canta nos Estados Unidos e o trio cacareja aqui, como demonstra a primeira página dos jornalões de hoje. 

 




Netanyahu é um criminoso de guerra sentenciado pelo Tribunal Penal Internacional e está com ordem de prisão, caso desembarque em qualquer um dos 124 países signatários, inclusive o Brasil.

Mas aqui no Brasil, diferentemente de Maduro, que não é mais chamado de presidente da Venezuela mas de ditador, Netanyahu continua a ser apenas primeiro-ministro de Israel.

Ontem, nos Estados Unidos, ele assistiu ao lado de Trump ao presidente dos Estados Unidos anunciar que vai ocupar o território palestinos e expulsar de lá seus cidadãos, como se fosse um xerife no mundo do Velho Oeste..

No entanto, essa notícia ignominiosa não mereceu uma palavra de recriminação, muito menos um sinal de indignação, ou, como diria Nelson Rodrigues, um simples ponto de exclamação, de espanto..

O Estadão fala em remoção dos palestinos, como se fosse lixo ou entulho dos escombros em que Israel transformou Gaza.

O Globo fala em deslocar, como se deslocam as peças de um tabuleiro ou os jogadores numa equipe de futebol de um lado para outro.

A Folha nem cita os palestinos, como cartas fora do baralho dos grandes negócios de Trump e seus oligarcas, os Três Reis MAGA (de Make America Great Again), Musk, Besos e Zuckerberg.

Estamos diante de uma nova e definitiva Nakba, desta vez com a expulsão de todos os palestinos de sua terra ancestral?

O Fórum Mídias de hoje tratou do tema.

O Fórum Mídias é apresentado ao vivo, de segunda a sexta, em torno das 8h, como parte do Fórum Café, na TV Fórum, Depois ele é um programa isolado, sempre às 14h, na playlist Fórum Mídias da TV Fórum.

 




Contribua com o blog que está com você há 19 anos
PIX: blogdomello@gmail.com